Quais modelos de Email Marketing devo usar em minhas campanhas?

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Confira alguns modelos de Email Marketing para você criar uma campanha arrasadora e saiba quando e por que usar cada um deles

Os modelos de Email Marketing mais utilizados por empresas hoje são: promocional, informativo, transacional, boas-vindas e especial. Cada modelo de email tem suas próprias particularidades, portanto escolher o melhor vai depender do objetivo de sua campanha.

Antes de começar, que tal algumas dicas em vídeo sobre email? Só não deixe de conferir o artigo depois para ter um entendimento completo sobre os diferentes modelos de Email Marketing existentes.

O Email Marketing é um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil em Marketing Digital. É possível usar esse canal para enviar inúmeros formatos de emails, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis e mais.

Por que seguir um modelo de Email Marketing

Trabalhar com modelos de Email Marketing pré-definidos é uma maneira de dar escala a seus envios. É muito mais vantajoso ter templates do que, a cada campanha, precisar fazer um novo. Isso porque você pode utilizar esses mesmos modelos futuramente e mudar apenas o conteúdo, evitando retrabalhos.

1. Modelo de email promocional

Emails promocionais são campanhas que possuem como foco promover uma oferta. Apesar do nome parecer que são emails apenas para divulgação de produtos ou serviços, entram nessa categoria emails de cunho gratuito, como download de eBooks ou outros materiais.

Esses emails possuem foco na conversão e a estrutura é composta geralmente por muitas imagens e Call-to-Actions, como “Compre aqui” ou “Baixe gratuitamente”.

2. Modelo de email informativo

Emails informativos são também conhecidos como newsletters. O objetivo principal desse tipo de email é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado.

São emails caracterizados pela presença de textos e por chamadas maiores contendo links para seu site ou para seu blog. É um modelo de Email Marketing em que o conteúdo deve ser o centro da ação.

3. Modelo de email transacional

Emails transacionais são mensagens que indicam algo já esperado por seus clientes. São informações para os usuários confirmarem um pedido, uma compra, a troca de uma senha, um cadastro ou o recebimento de um material gratuito.

O foco de mensagens transacionais são para confirmação e não para descoberta. Geralmente são emails simples e curtos. É uma forma de melhorar o relacionamento com sua base, principalmente por serem enviados sempre após o cliente realizar uma ação para seu recebimento.

Por exemplo, se for para o download de um material, o envio foi disparado após uma conversão em uma Landing Page. Se for para uma nova senha, após uma solicitação de recuperação. Se for para a confirmação de um pedido, após a compra ter sido concluída no site.

4. Modelo de email de boas-vindas

Emails de boas-vindas são super importantes para você começar o relacionamento com o Lead com o pé direito. É nessa mensagem que você vai se apresentar e contar sobre o que e como você vai se comunicar com o Lead futuramente para alinhar bem as expectativas.

5. Modelo de email especial

Uma outra opção de uso de Email Marketing é usar as datas especiais de cada usuário para enviar uma mensagem personalizada.

Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral. A ideia central é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados por sua empresa.

Em algumas campanhas, há benefícios especiais como descontos, brindes ou cupons. Nesses casos, as campanhas acabam de certa forma sendo cruzadas com o primeiro modelo explorado no post, sendo uma espécie de modelo de Email Marketing promocional especial.

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